23 de setembro de 2009

TC espectral ou multi-energias

A “Spectral CT” ou TC espectral é uma técnica desenvolvida pela Philips Healthcare com o objectivo de melhorar as capacidades de diagnóstico.


Utiliza um feixe de raios-x policromático sobre o paciente o que vai provocar variações de atenuação de raios-x nos diferentes tecidos do corpo humano e cada energia dos fotões vai ser medida individualmente pelo detector. Obtém-se assim uma informação adicional inerente de todo o espectro do feixe de raios-x.


Diferente da TC de dupla energia que apresenta uma mudança de voltagem na ampola de raios-x, alta e baixa energia, medidos uma única vez. Esta técnica (Figura 1)utiliza um detector “sandwich” de duas camadas de cintiladores (cintilador superior e inferior). O cintilador superior capta as energias baixas de raios-x e é configurado para absorver uma quantidade significante de fotões raios-x com energia abaixo de 50kVs e transmite uma elevada quantidade de fotões com energia superior a 90kVs. Está colocado no lado oposto à fonte de raios-x para receber a radiação, converter a baixa energia em luz e transmitir a radiação de elevada energia. O primeiro fotodetector está conectado com o cintilador superior para receber e converter a luz em sinais eléctricos.

O cintilador inferior está adjacente no cintilador superior e distal à fonte de raios-x para converter a radiação de elevada energia em luz, que foi transmitida através do cintilador superior. O segundo fotodetector está conectado com o cintilador inferior para receber e converter a luz em sinais eléctricos pelo cintilador inferior.

Tem como vantagens:

• Melhor diferenciação de tecidos moles;

• Baixas doses de radiação;

• Reduz de artefactos na imagem;

• Remover o osso totalmente;

• Quantificar a concentração de contraste, cálcio nos ossos ou placas;

• Imagens virtuais sem contraste, eliminando as aquisições sem contraste;

• Aumenta a sensibilidade dos agentes de contraste;

• Baixas concentrações de contraste e diminuição do volume injectado.


Sem comentários:

Enviar um comentário