4 de novembro de 2009

Neurografia por Ressonancia magnética do corpo inteiro

A Ressonância Magnética (RM) nos últimos anos apresentou melhorias na detecção de patologias do sistema nervoso central e periférico devido a vários factores como:


• Melhoria dos aparelhos de RM;

• Sequências de pulso;

• Design de alta resolução da antena.

Antes as patologias do sistema nervoso periférico eram detectadas através do exame físico combinado com exames electrofisiológicos, mas não eram capazes de identificar com precisão a localização exacta do problema nervoso periférico. Com a RM estes problemas foram resolvidos, assim actualmente a RM é utilizada em conjunto com os exames electrofisiológicos para localizar e diagnosticar a causa específica do problema.

As sequências normais de RM, a imagem ponderada em T1 e T2 com supressão de gordura, visualizam os nervos do cérebro e da medula espinhal mas os nervos periféricos não são bem visualizados, porque os nervos são estruturas pequenas com percursos complicados e apresentam sinal de intensidade semelhante a outras estruturas anatómicas.

Para resolver esta limitação da RM, desenvolveu-se a Neurografia RM, que é uma técnica que visualiza os nervos e as suas trajectórias, separadamente de outras estruturas anatómicas circundantes. Para alcançar esta imagem não é utilizado nenhum tipo de contraste e utiliza a tecnica de difusão com supressão de gordura no corpo inteiro(DWIBS).
A técnica de difusão faculta informação funcional que pode ser usada para a caracterização de processos patológicos e é adquirida na técnica de controlo respiratório ou paragem da respiração enquanto a DWIBS permite a aquisição de imagens de difusão volumétricas por todo o corpo durante a respiração.

O movimento durante a respiração retira contraste à imagem e apenas permite um número de cortes limitado com uma espessura grande.

Takahara et all desenvolveu a técnica DWIBS provou a fiabilidade da técnica de difusão durante a respiração livre, porque estende as possibilidades da técnica de difusão como: tempo de exame não é limitado e ao tempo de aquisição de imagem não é confinado a uma fase particular do ciclo de respiração, imagens com múltiplos valores incluindo elevado valores b cerca de 1,000s/mm pode ser adquiridos, cortes finos podem ser obtidos e sinais múltiplos comuns são possíveis. Por isso, os avanços permitem imagens volumétricas como MIP, volume rendering, múltiplas reformatações (MPR) em qualquer plano.

esta tecica permite a aquisição de cortes de espessura igual ou acima de 4mm, elevada qualidade nas reformatações criadas em qualquer plano.  A técnica de difusão é combinada com ou um pre-pulso de STIR ou pré-pulso de frequencia especifica (CHESS) para supressão de gordura.

O STIR teoricamente apresenta melhor supressão de gordura global por todo o FOV comparativemnte com o CHESS, por causa da insentividade das não homogeneidades do campoa magnético. por isso, o STIR pode ser usado em qualquer parte do corpo. tambem pode ser util em suprimir o sinal do intestino, que pode ter um valor de T1 curto, semelhante ao da gordura. no entanto, uma das desvantagens do STIR, comparado com o CHESS é dimimui do sinal de ruido por causa da perda parcial do sinal do protão durante o tempo de inversão.
normlamente quando o exame abrange o corpo inteiro, requer o STIR devido à presença de campomagneticos não homogeneos no pescoço, pulmões, extremidades inferiores,e ombro.

Esta técnica é utilizada para detectar polineuropatia inflamatória desmielizante crónica (doença progressiva crónica, que afecta a espessura do nervos periféricos), neurofibromatose, neuropatias, síndrome piriforme e neurites.

5 comentários:

  1. Sabe se há algum lugar no Brasil que já faça este tipo de ressonância?

    ResponderEliminar
  2. Sinceramente, não te sei dizer se já esta técnica é praticada no Brazil. Sei que é utilizada nos estados unidos, Irlanda e Reino Unido.

    ResponderEliminar
  3. Perguntei a um médico sobre esta nova técnica, se já era utilizada no Brasil e, ele disse que nunca tinha ouvido falar. Não deve acessar a Internet.

    ResponderEliminar
  4. Tem um médico em Sorocaba que faz esse exame Dr. SAMIR, mas o preço é bem elevado, preciso fazer esse exame urgentemente .tenho DORES PROFUNDA NO GLUTEO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Preciso saber o nome completo deste médico, estou precisando urgente. Ele fica em Sorocaba? E o endereço também . Obrigada. Cristina.

      Eliminar