16 de agosto de 2009

Gadolineo marcado com proteínas

A Ressonância Magnética (RM) é uma técnica de diagnóstico poderosa devido ao seu poder de penetração profunda no tecido onde permite uma excelente contraste dos tecidos moles com uma resolução de milímetros e não utiliza radiação ionizante comparativamente com outras técnicas de imagiologia como a Tomografia Computorizada.


Os agentes de contraste são uma camada molecular específica adicional rica em informação anatómica e funcional. No entanto, o maior desafio da ressonância magnética é a sensibilidade: as concentrações micromolares de gadolineo são necessárias para alterar a causa da detecção de mudanças de sinal, que torna as proteínas detectáveis pela RM um desafio.


Os agentes de contraste de RM marcadas com proteínas são moléculas bifuncionais compostas por cerca de metade de proteínas marcadas e por tipicamente uma ou mais quelatos de gadolineo. A capacidade do agente de contraste de melhorar a imagem de RM é o período de relaxação, e depende de vários factores moleculares, incluindo a estrutura da própria proteína. Noutras modalidades, a estrutura da proteína permite o efeito farmacocinético da concentração do agente na região de interesse.

Único à RM, a estrutura da proteína permite o efeito farmacocinético de aumento de relaxação do agente de contraste, assim aumentando o sinal de RM. A criação de novos agentes, optimização de ambas a função marcada e a relaxação é crítica.


O desenvolvimento de agentes de contraste que podem ser localizados para tecidos particulares o que permitirá potencialmente a visualização não invasiva e caracterizar da variedade de estados de doenças. Avanços recentes foram efectuados no campo da imagiologia molecular com a RM e US e variadas técnicas tem sido planeadas para determinar o sinal do tecido.


Os tipos de agentes e aplicações desenvolvidas incluem gadolineo junto de moleculas marcadas para a imagem da fibrina, particulas de ferro oxidade supermagnético para o rastreio de células – stem, nanoparticulas perfluorocarbono multimodal para a visualização de angiogenese, lipossomas para o rastreio de componente de ateroma e microbolhas para a imagiologia de rejeição de transplante.

Sem comentários:

Enviar um comentário